quinta-feira, 9 de maio de 2013

Um Monte de Angústia (Por que o The National é quem tem algo a dizer, mesmo que não diga. Mesmo que eu diga por eles através das suas canções*1)



“A angústia me encontrou quando era jovem”. A canção Sorrow está logo ali no começo disco High Violet com este verso singelo. Essa é a canção que recentemente a banda americana (American Mary por opção vide *2) recitou durante 6 horas ininterruptas como forma de arte ao lado da obra do artista islandês Ragnar Kjartansson *3 cujo nome já diz tudo em poucas palavras.
A Lot of Sorrow. Um Monte de Angústia.
The National tem este poder aglutinador. Escutei a banda depois de eles terem vindo ao Brasil. Nunca liguei muito para bandas dos 00 que estavam mais preocupadas em serem cool do que fazer música. Mas acho que estava “numa reunião secreta no porão do meu cérebro.”, pois precisei de uma audição menos crédula (é verdade, deixar de acreditar nas coisas às vezes é muito bom) para entender que estamos “meio acordados num império de mentira”. Somos sempre “confundidos como estranhos por nossos desamigos” mesmo que você diga que “não vai foder tudo” que você é o “senhor novembro”. E eu como escorpiano convicto escutei e entendi da “forma mais boba e malvada”.

“Adormeça com as mulheres de outros homens
as esposas selvagens de homens desconhecidos
ponto pra você, você se tornou
apenas mais um deles”

Numa canção do novo disco “Trouble will find me” Matt Berninger entoa “Se ficar aqui, a encrenca vai me encontrar.”, ironicamente numa canção chamada “The Sea of Love.” Parece corroborar o que diz em Conversation 16: “Eu temia que iria comer seus miolos/Pois sou mau.”.
“O que é que te faz pensar que eu estou gostando de ser arrastado pra enchente?”



*1 As canções citadas em todas as aspas deste post são respectivamente:
Sorrow, faixa 2 do disco High Violet.
Secret Meeting, faixa 1 do disco Alligator.
Fake Empire, faixa 1 do disco Boxer.
Mistaken for Stranger, faixa 2 do disco Boxer.
Mr. November, faixa 13 do disco Alligator.
Mr. November, pra completar.
Secret Meeting, de novo.
Cardinal Song, faixa 1 do disco Sad Songs For Dirty Lovers.
Sea of Love, faixa 5 do disco Trouble Will Find Me.
Conversation 16, faixa 9 do disco High Violet.
Runaway, faixa 8 do disco High Violet.

*2 American Mary é o nome do site da banda, o que me dá muitas ideias. www.americanmary.com

*3 A imagem que ilustra esse post é de Ragnar, como é mais conhecido o artista islandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário